Sistema de segurança conta com reconhecimento facial.
O grande sistema de monitoramento da Oktoberfest Blumenau pode ser ampliado na 40ª edição da festa. A Prefeitura de Blumenau já possui um projeto e está em tratativas com a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina. Especula-se que haverá câmeras na rua XV de Novembro, no Centro.
A principal rua de Blumenau sedia anualmente cinco desfiles da festa e atrai uma multidão de moradores e turistas que prestigiam o espetáculo de trajes e carros alegóricos. O local é completamente interditado para o fluxo de veículos durante o período de desfiles e conta com diversos postos de policiais militares para maior segurança dos participantes e espectadores.
De acordo com a organização da Oktoberfest, a ampliação é um interesse da prefeitura e está alinhada ao compromisso com a segurança do público durante o evento. Apesar disso, a concretização do projeto depende de outros fatores, que devem ser alinhados em conversas entre a prefeitura, a empresa responsável pelo monitoramento e o governo do estado.
A reportagem do jornal O Município Blumenau foi informada de que as tratativas estão acontecendo, mas ainda não é possível definir quando a ampliação será implantada, nem em qual formato.
Sistema de monitoramento da Oktoberfest Blumenau
Na 39ª edição da festa foram instaladas 250 câmeras em todos os quatro pavilhões do Parque Vila Germânica, além do Boulevard Spaten Garden, área externa e parque de diversões. Vinte operadores cuidavam do sistema de monitoramento contínuo que atuou durante todos os dias de festa. O sistema com reconhecimento facial foi crucial para identificar um crime de furto, prender os responsáveis e recuperar os bens.
As câmeras utilizadas na festa são equipadas com reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, contagem de pessoas e gestão inteligente. Aliado a isso, o esquema de segurança da festa também é reforçado com agentes das Polícias Civil e Militar que atuam diariamente na festa.
FONTE: O MUNICÍPIO BLUMENAU POR: ELIZ HAACKE FOTO: Iáscara Zultanski/O Município Blumenau